OS ARQUIVOS DESTA PÁGINA EM SUA MAIORIA SÃO DE AUTORIA DE: INGRID DE CASTRO

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Danças de festa junina



danças de festa junina videos 1 Danças de Festa Junina   Vídeos
















Como dançar quadrilha em festa junina – instruções
A quadrilha é a dança tradicional das festas de São João, onde formam-se casais e dança-se conforme os comando da música. Veja como dançar seguindo as instruções:
O primeiro par do grupo é chamado de guia, e é observando este par que os restantes se orientam. Além do par guia, há também uma personagem muito importante na dança de quadrilha, o marcador, este é quem comanda e diz quais os passos de dança a serem feitos em cada momento.
Cada passo tem um nome específico, normalmente com origens européias. Cada passo é dito por um marcador diferente de forma diferente, pois cada um tem o seu estilo próprio. A acompanhar a dança estão instrumentos de percussão, numa versão mais tradicional, ou música previamente gravada e destinada à dança de quadrilha, nos eventos mais modernos.
Os comandos da quadrilha tradicional são:
O balancê (balançar o corpo ao ritmo da música sem sair de onde está), o anavan (caminhar para a frente, balançado os braços), returnê (voltar para o seu lugar), tur (dar uma volta, com o cavalheiro a segurar a cintura da dama com o braço direito e ela a colocar o braço esquerdo no ombro do cavalheiro, dando os dois uma volta para a direita).
Para dançar quadrilha é preciso saber os principais passos, que são vinte e um no total, fazendo com que esta seja uma dança em que também é preciso ter boa memória. Tudo começa com damas e cavalheiros alinhados em filas distintas, uma diante da outra, efetuando o balancê. Depois dá-se o cumprimento, com os cavalheiros a avançar até junto da sua dama.
Segue-se a primeira marcação, com os pares a cumprimentarem-se no centro da sala, e depois o grande passeio, com as filas a girar num círculo alargado pela sala. Passa-se depois para a troca de dama e de cavalheiro, faz-se o túnel com os casais a passarem por baixo de uma espécie de túnel construído pelos restantes.
Depois, existem vários mais a ser decorados, como o caminho da roça, olha a cobra, é mentira, caracol, desviar, a grande roda, coroação de damas e de cavalheiros, duas rodas, reformação da grande roda e por fim a despedida. Esta é assim uma dança exigente, mas também uma das mais divertidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário